Fiquem em silêncio, liguem o som e ouçam o que eu ouvi.
Aqui o amigo encontrará resumos das pregações que vou usando nas igrejas onde sou pastor.
Quinta dos Lóios
domingo, 12 de abril de 2009
sábado, 11 de abril de 2009
POR QUEM CRISTO MORREU?
Existem acontecimentos que foram e são marcantes na vida da Igreja - a vinda do Messias prometido, o nascimento do Senhor Jesus foi sem dúvida algo que marcou a Igreja. Mas, ao celebrarmos ou relembrarmos a chamada sexta-feira santa, estamos perante o culminar do ministério terreno de Cristo, a Sua morte vicária.
Por quem Cristo morreu?
Pelo que sabemos, naquele tempo os criminosos, os malfeitores eram condenados à morte e morte por crucificação. Era algo humilhante - não bastava a condenação como também o facto de ficarem expostos para que todo o povo visse. Creio que muitos observariam com lamento, mas outros com palavras de humilhação. Foi precisamente isso que fizeram com Cristo: "Salvou os outros; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus".
Gostava de voltar à pergunta: Por quem Cristo morreu? Imaginemos que estamos no Monte do Calvário e ali estão três cruzes onde foram crucificados os malfeitores, cumprindo a pena pelos seus actos indesejáveis. Mas também está o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, Aquele que foi concebido sem pecado, Aquele que veio ao mundo para salvar o seu povo dos seus pecados, Aquele que não conheceu pecado, Aquele que estava ali inocentemente... e fazemos esta mesma pergunta: Por quem Cristo morreu? Teremos a mesma atitude do fariseu? "Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano."
ELE morreu por mim! Fui eu que matei a Cristo com o meu pecado.
- Quando eu menti;
- Quando eu fui desonesto nos meus negócios;
- Quando eu roubei o meu patrão;
- Quando eu fui desobediente aos meus pais;
- Quando eu maltratei o meu próximo;
- Quando eu cobicei a mulher do meu próximo;
- Quando eu caluniei;
- Quando eu deixei de amar o meu próximo;
- Quando eu pensei mal do meu irmão;
- Quando eu não fui sincero e transparente;
- Quando eu amei mais o dinheiro do que a Deus;
- Quando eu amei mais as coisas do que a Deus;
- Quando eu fui impuro nos meus pensamentos;
- Quando eu desobedeci;
- Quando eu deixei de fazer o que era recto aos olhos do Senhor.
As frases estão no passado, mas bem as podemos colocar no presente.
Jesus no Getsemani fez esta oração: "Pai, se queres, passa de mim este calice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua."
Jesus sabia da aproximação da hora em que seria abandonado pelo Pai, seria deixado na cruz a sofrer uma morte horrível. JESUS estava a levar o peso do meu pecado; do teu pecado.
"... e escurecendo-se o sol; rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto expirou."
Tudo isto "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que lhe deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
A Deus toda a Glória! ALELUIA JESUS ESTÁ VIVO.
Pr. Manuel Luzia