terça-feira, 6 de maio de 2008

GRATIDÃO


"Louvarei o nome de Deus com cântico..."
O livro dos Salmos está repleto de exortações, chamadas e convites a louvarmos a Deus e a Lhe agradecer por todos os benefícios, que "traduzido" é o mesmo que nos apresentarmos perante Ele com gratidão.
A ingratidão é terrível. É capaz de produzir até mau estar no coração do outro.
Pessoas há que nunca estão satisfeitas, aquilo que os outros possam fazer é sempre pouco ou de nenhum valor. Acontecendo isto ao nível dos relacionamentos inter-pessoais, é algo indesejável, creio que é muito mais grave no relacionamento com Deus.
Ao lermos a Escritura, devemos pensar seriamente se não estaremos a ter um coração ingrato para com o Senhor da nossa vida... Será bom prestarmos atenção às nossas palavras, aos nossos comportamentos e pensamentos. O que fazemos é voltado para o Senhor? É para louvor da Sua glória?
No Salmo 69, vers. 30-34, David mostra-nos qual deve ser a nossa atitude diante do Criador - "Louvarei o nome de Deus com cântico e engrandecê-lo-ei com acção de graças".
Apesar de, como cristãos, termos consciência disto, o facto é que parece que a nossa "especialidade" tem outra vertente. Aquilo que de melhor sabemos fazer é: reclamar, protestar, lamentar... está calor demais; está frio demais; isto é chuva a mais; o que pedi a Deus em oração, não era bem aquilo que Ele respondeu e por ai adiante...
David deixa-nos um convite a louvarmos a Deus e a engrandecê-lo com acção de graças. E, se lermos atentamente o que nos diz o versículo 31, podemos sentir que para David o louvar a Deus de coração e o engrandecê-lo com acção de graças era muito melhor. Era algo em que o Senhor se deleitava. Por vezes "gosto" de especular quando tal exercício não me leva a nenhuma heresia - e aqui parece ficar nas "entrelinhas" que alguém podia fazer os sacrifícios requeridos pela lei e não estar a louvar a Deus com sinceridade, nem estar a engrandecer o Senhor com acções de graças. Podemos estar desta forma a observar alguns preceitos religiosos, como assistir aos trabalhos da Igreja local, entregar o dízimo, etc. e não estarmos a louvar a Deus nem a engrandecer o Seu nome.
Ter uma verdadeira e genuína atitude de louvor e gratidão para com Deus, é algo que agrada grandemente ao Senhor.
Meditemos sobre tudo o que Deus é, em tudo o que Ele tem feito e continua a fazer por nós e em nós, e vamos encontrar motivos mais do que suficientes para que a nossa vida seja um verdadeiro "hino" de louvor a Deus e para que jamais deixemos de Lhe render acções de graças.
Dia após dia temos o pão na nossa mesa. Cada dia agradecemos ao Senhor? - "lembro-me de uma das vezes quer fui aos Estados Unidos da América e tive o privilégio de assistir a um culto na Igreja onde o Dr. James Kennedy (já partiu para a glória) era Pastor - ele falou das vezes que ia a um restaurante e ficava a observar as pessoas que chegavam. Sentavam-se para comer sem ao menos agradecerem a Deus. Ele as comparou a porcos perante a comida".
Já agradecemos a Deus pelo ar que respiramos? E a chuva que tantas vezes é-nos incómoda... o vento... E quando vamos dar aquele passeio e apreciamos a Natureza, agradecemos a Deus por tudo o que Ele criou? Louvamos a Deus pelo trabalho que temos, pelos amigos, pela família, pela Igreja? Pois...
Jamais podemos deixar de louvar a Deus e engrandecer o Seu nome pela vinda do Senhor Jesus e por tudo o que Ele fez por nós, miseráveis pecadores que merecíamos a condenação do inferno, mas, pela Graça imerecida, fomos resgatados da nossa vã maneira de viver; fomos tirados da escuridão do pecado para a maravilhosa Luz de Cristo.
Que as nossas vidas sejam sempre para o Senhor nosso Deus um verdadeiro hino de louvor e gratidão!
ML