terça-feira, 6 de maio de 2008

GRATIDÃO


"Louvarei o nome de Deus com cântico..."
O livro dos Salmos está repleto de exortações, chamadas e convites a louvarmos a Deus e a Lhe agradecer por todos os benefícios, que "traduzido" é o mesmo que nos apresentarmos perante Ele com gratidão.
A ingratidão é terrível. É capaz de produzir até mau estar no coração do outro.
Pessoas há que nunca estão satisfeitas, aquilo que os outros possam fazer é sempre pouco ou de nenhum valor. Acontecendo isto ao nível dos relacionamentos inter-pessoais, é algo indesejável, creio que é muito mais grave no relacionamento com Deus.
Ao lermos a Escritura, devemos pensar seriamente se não estaremos a ter um coração ingrato para com o Senhor da nossa vida... Será bom prestarmos atenção às nossas palavras, aos nossos comportamentos e pensamentos. O que fazemos é voltado para o Senhor? É para louvor da Sua glória?
No Salmo 69, vers. 30-34, David mostra-nos qual deve ser a nossa atitude diante do Criador - "Louvarei o nome de Deus com cântico e engrandecê-lo-ei com acção de graças".
Apesar de, como cristãos, termos consciência disto, o facto é que parece que a nossa "especialidade" tem outra vertente. Aquilo que de melhor sabemos fazer é: reclamar, protestar, lamentar... está calor demais; está frio demais; isto é chuva a mais; o que pedi a Deus em oração, não era bem aquilo que Ele respondeu e por ai adiante...
David deixa-nos um convite a louvarmos a Deus e a engrandecê-lo com acção de graças. E, se lermos atentamente o que nos diz o versículo 31, podemos sentir que para David o louvar a Deus de coração e o engrandecê-lo com acção de graças era muito melhor. Era algo em que o Senhor se deleitava. Por vezes "gosto" de especular quando tal exercício não me leva a nenhuma heresia - e aqui parece ficar nas "entrelinhas" que alguém podia fazer os sacrifícios requeridos pela lei e não estar a louvar a Deus com sinceridade, nem estar a engrandecer o Senhor com acções de graças. Podemos estar desta forma a observar alguns preceitos religiosos, como assistir aos trabalhos da Igreja local, entregar o dízimo, etc. e não estarmos a louvar a Deus nem a engrandecer o Seu nome.
Ter uma verdadeira e genuína atitude de louvor e gratidão para com Deus, é algo que agrada grandemente ao Senhor.
Meditemos sobre tudo o que Deus é, em tudo o que Ele tem feito e continua a fazer por nós e em nós, e vamos encontrar motivos mais do que suficientes para que a nossa vida seja um verdadeiro "hino" de louvor a Deus e para que jamais deixemos de Lhe render acções de graças.
Dia após dia temos o pão na nossa mesa. Cada dia agradecemos ao Senhor? - "lembro-me de uma das vezes quer fui aos Estados Unidos da América e tive o privilégio de assistir a um culto na Igreja onde o Dr. James Kennedy (já partiu para a glória) era Pastor - ele falou das vezes que ia a um restaurante e ficava a observar as pessoas que chegavam. Sentavam-se para comer sem ao menos agradecerem a Deus. Ele as comparou a porcos perante a comida".
Já agradecemos a Deus pelo ar que respiramos? E a chuva que tantas vezes é-nos incómoda... o vento... E quando vamos dar aquele passeio e apreciamos a Natureza, agradecemos a Deus por tudo o que Ele criou? Louvamos a Deus pelo trabalho que temos, pelos amigos, pela família, pela Igreja? Pois...
Jamais podemos deixar de louvar a Deus e engrandecer o Seu nome pela vinda do Senhor Jesus e por tudo o que Ele fez por nós, miseráveis pecadores que merecíamos a condenação do inferno, mas, pela Graça imerecida, fomos resgatados da nossa vã maneira de viver; fomos tirados da escuridão do pecado para a maravilhosa Luz de Cristo.
Que as nossas vidas sejam sempre para o Senhor nosso Deus um verdadeiro hino de louvor e gratidão!
ML

1 comentário:

Nuno Pinheiro disse...

Sou grato a Deus por sermos povo do Seu e ovelhas do Seu pasto. Se Cristo me salvou que mais preciso eu? Que outra alegria na terra deveria eu esperar ainda? Quem mais poderia eu querer? Ainda assim, como Cristo foi bondoso e me deu uma família e uma igreja cheia de irmãos para que eu pudesse ver neles o que Ele fez em mim e amar os que não o têm por já ter sido assim!

Forte abraço Reverendo Luzia e espero as últimas pregações postadas aqui pois são boas, sempre boas para a minha alma.