sexta-feira, 11 de abril de 2008

Popularidade



Ao fazermos uma comparação entre os dias de hoje e os do tempo do Senhor Jesus, ficamos com a sensação que tudo está bem pior.
O homem está mais longe de Deus, as pessoas estão cada vez mais voltadas para si.
Concordo. Os tempos são outros, as Sociedades tomaram outros rumos, em certo sentido as coisas estão piores, porém o problema é e será sempre o mesmo - PECADO.
Viajando no tempo e ao chegarmos aos tempos de Jesus na Palestina, vejo muitas semelhanças entre a situação daquele tempo e a situação religiosa de hoje.
Os milagres contribuiram grandemente para a popularidade de Jesus. Só referindo alguns: A cura do leproso - este homem chega junto do Mestre e roga-lhe que o cure. Jesus, movido de grande compaixão toca naquele homem imundo e diz-lhe: "sê limpo". (Marcos 1:40-45) Avisou-o para não contar nada a ninguém. Coitado, não conteve tamanha bênção na sua vida. O resultado é que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade. De todo o lado iam ter com Jesus. Popularidade.
O paralitico de Cafarnaum (Marcos 2:1-12) - é uma história conhecida. O resultado é-nos mostrado no vers. 2 quando diz: "E logo se juntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra". Popularidade.
A primeira multiplicação dos pães (Marcos 6:30-44) - Os Apóstolos chegam para relatarem o que tinham feito e o Mestre convida-os para um lugar mais afastado. O que aconteceu foi que a multidão reconheceu-os e correram para lá de todas as cidades. Quase que posso imagira a "cena" - pelo caminho vão passando a palavra, desafiam outros a irem ver o Mestre - hei, tu ai, vem, vamos ter com Jesus... e no fim junta-se uma grande multidão. Popularidade.
Ensinos - (Marcos 12:35-37) Jesus no templo fala do Filho de David e o vers. 37 diz que uma grande multidão o ouvia e maravilhava-se da Sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Popularidade.
Disse no início que havia semelhanças entre os tempos de Jesus e a situação religiosa que se vive hoje. Pois podemos dizer que Jesus continua a ter popularidade. O seu nome é conhecido, é mencionado nas pregações, há multidões que continuam a procurar Jesus.
Mas como foi que Jesus reagiu à popularidade, ou seja, porque é que as multidões procuravam Jesus - João 6:26-27. Hoje não é diferente. A popularidade de Jesus parece estar mais baseada nos benefícios materiais que as pessoas podem ter. Há multidões que "seguem" ou dizem seguir a Jesus por causa do "pão", da "cura", da "prosperidade". A estes Jesus diz para se preocuparem com a comida que permanece para a vida eterna. Comida esta oferecida pelo Senhor Jesus - "Eu sou o pão da vida".
Há um desvio do que é fundamental e essencial para aquilo que é transitório. Jesus deparou-se com esta realidade, o interesse primário era o de os problemas pessoais, problemas de saúde serem tratados e resolvidos.
Humanamente até podemos dizer que é legitimo, pois ninguém gosta de estar doente ou ter dificuldades. Mas o facto é que Jesus tinha e tem outros interesses - interesses mais elevados e eternos.
Em Marcos 1, temos que alguns insistiram e tentaram dete-Lo mais algum tempo para que ficasse para continuar a curar. Ao que Jesus diz: "... vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue, porque para isso vim".
De facto Jesus curou, operou muitos milagres e creio que continua a fazer o mesmo, mas Jesus veio para pregar o arrependimento, veio para ser o Caminho para Deus, veio para ser o nosso Salvador.
Não busquemos a Jesus pelo pão, ou pela cura ou prosperidade. Busquemos ao Senhor porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.
ML

Sem comentários: