segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Restaura, Senhor



Esta foto mostra um prédio - certamente quando foi construído e habitado, era um prédio imponente. Passaram os anos, decadas certamente, e foi perdendo a sua imponência. Para voltar a ser o que era - precisa de RESTAURAÇÃO.

Portugal viveu 60 anos sob o domínio dos Filipes de Espanha, porque perdeu a sua Independência. Havia necessidade de RESTAURAÇÃO. Restauração essa que veio a acontecer na revolta de 1640. Hoje Portugal comemora a Restauração da Independência a 1 de Dezembro.
Aplicando estas coisas à vida cristã, vemos que numa ou noutra área da nossa vida, também necessitamos de restauração.
Davi, certa ocasião clama a Deus para "Tornar a dar-lhe a alegria da sua salvação" (Salmo 51:12). O que aconteceu? Por causa do pecado ele tinha perdido algo que lhe era mui precioso. Ao pedir ao Senhor para lhe tornar a dar a alegria da sua salvação; Davi estava a clamar por restauração.
No Salmo 126, o salmista igualmente clama a Deus e diz: " Faze-nos regressar outra vez...". Numa outra versão, o mesmo texto diz: "Restaura, Senhor a nossa sorte..."
São muitas vezes os cuidados deste mundo, os nossos pecados, os próprios desafios da vida que cooperam para o nosso desgaste. São coisas ou situações que muitas vezes nos "roubam algo que nos é muito precioso".
Restaurar é então recuperar o que em algum momento se perdeu. Através da restauração somos revigorados. Restaurar é recuperar as forças e voltar a confiar no Senhor. O profeta Isaías escreveu: "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." (Isaías 40:31)
Provavelmente, ao olharmos para nós próprios, veremos a necessidade de fazer esta mesma oração a Deus: "Restaura, Senhor... Faze-nos regressar outra vez..."
Talvez tenhamos perdido o primeiro amor, ou deixado de amar a Deus com todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento, ou ainda tenhamos deixado de ter compaixão pelos perdidos... enfim, tantas outras coisas que devido a circunstâncias, temos perdido.
Que o nosso "grito" seja: Restaura-nos Senhor.
Que Deus nos abençoe.
ML

2 comentários:

Nuno Pinheiro disse...

Que maravilha vir aqui a este blogue e voltar a sentir abençoado e manter a meditação sobre a pregação que nos toca a cada Domingo.

Obrigado Pastor pela sua vida e ministério. Que o Senhor continue a abençoar e o faça prosperar em Seus caminhos.

Nuno

P.S. No entanto, não estando em causa a escrita mas eu ainda gosto mais de o ouvir pregar a Palavra de Deus!!!

Anónimo disse...

Amado Irmão,

Obrigado pelas suas palavras, obrigado pelo amor fraternal que nos tem aproximado.

Que o Senhor também o continue a abençoar e usar para Sua glória.

Manuel Luzia