quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

É MELHOR



A leitura de I de Samuel 15, no meu entender, é extremamente forte - Deus manda destruir tudo o que estivesse relacionado com os amalequitas, isto não só incluia o seu gado e bens como a morte de homens, mulheres e crianças.
Fazendo um paralelismo relacionado com a obediência, temos a ordem que o Patriarca Abraão recebeu do Senhor: "Sai da tua terra...". Foi uma ordem bem definida.
O homem tem sérias dificuldades em obedecer a algo que não entende ou desconhece. Quer saber tudo, quer tudo bem explicado e compreender o porqûê de cada pormenor. No caso de Abraão, ele recebeu uma ordem que tinha de ser obedecida - o Senhor não lhe revelou cada detalhe, simplesmente o chamou e lhe deu uma certeza: Seria abençoado e seria uma bênção.
A obediência incondicional ao Senhor, implica muitas vezes, deixar tudo para trás e ir numa direcção desconhecida.
O cap. 15 de Samuel fala-nos de obediência.
Amaleque tinha causado grande dano a Israel. Eles eram idólatras e corruptos. Então o Senhor disse a Samuel aquilo que tinha de ser feito: "Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos". Tudo tinha de ser destruído.
Aparentemente Saúl prontificou-se a obedecer às instruções que tinha recebido de Samuel, o qual tinha sido instruído pelo próprio Senhor. Saúl então junta as tropas, faz uma emboscada e aparentemente destrói tudo. Poupa os queneus, eles tinham sido misericordiosos com Israel, e poupa também o rei dos amalequitas, Agague. Ao olhar para aquilo que era dos amalequitas, ele foi tentado a aproveitar o melhor que eles tinham - poupou o melhor das ovelhas e vacas e bens preciosos. Talvez ele tivesse pensado que era uma grande perda, um grande desperdício... ovelhas e vacas tão bem tratadas, tão bonitas, hum... e aquelas coisas preciosas...
Só que Deus tinha dito para destruir tudo - era o julgamento sobre a perversidade daquele povo.
É evidente que esta atitude de Saúl (ainda que aparentemente cheia de boas intenções) não agradou ao Senhor. Simplesmente ele desobedeceu.
Deus manda Samuel repreender a Saúl. E, quando Samuel o interroga acerca das ovelhas e vacas, ele encontra logo uma justificação: "O melhor nós aproveitámos para oferecer ao Senhor". Efectivamente parece uma coisa boa, afinal ele poupou aquilo mas é para oferecer ao Senhor. Mas a ordem não tinha em conta isso, a ordem foi para destruir tudo. Aquilo que Saúl fez foi desobedecer.
Samuel pergunta-lhe: "Será então que o Senhor tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em obediência à Sua palavra?" Obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros.
Quando olhamos para o que Deus mandou fazer e depois para aquilo que foi feito, podemos ver o nosso próprio retrato. O Senhor nos manda fazer algo, nós fazemos mas à nossa maneira. Aparentemente obedecemos. Por vezes tentamos como que compensar a desobediência ao fazermos aquilo que Saúl fez; alterei só um pouco, e o que fiz vai ser para o Senhor. Se não estamos a fazer aquilo que Deus manda, ainda que contornemos a situação - estamos a desobedecer. Obedecer é melhor do que o sacrificar, obedecer é melhor do que apresentar compensações. Atender é melhor do que a gordura dos carneiros. seguir os preceitos do Senhor é sempre melhor do que aquilo que podemos apresentar como alternativas.
Aqui ficam alguns exemplos:
"Não vos conformeis com o mundo..." (Romanos 12:2) É um mandamento. O não nos conformarmos com o mundo é não termos a nossa confiança nas coisas deste mundo, é o não servirmos a dois senhores e por ai adiante. É verdade que tentamos fazer isto e dizemos que não somos do mundo, mas ao mesmo tempo não abandonamos completamente determinadas coisas ou situações. Servimos a Deus mas também servimos o mundo. Isto é desobediência - desobediência é pecado.
"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros..." (João 13:34) Se não estamos a nos amar uns aos outros, ainda que tentemos fazer outras coisas boas para conpensar; estamos a desobedecer ao Senhor.
"Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça..." (Mateus 6:33) Se não estamos a buscar ao Senhor em primeiro lugar, se o Senhor não é a prioridade na nossa vida, se não estamos a dar o melhor para o Senhor - ainda que depois tentemos compensar com outras coisas; estamos a desobedecer.
Obedecer ao Senhor é melhor, obedecer ao Senhor é-lhe mais agradável do que os sacrifícios, os grandes feitos, as grandes ofertas.
A Deus toda a Glória!
ML

1 comentário:

Nuno Pinheiro disse...

Pastor Luzia, esta mensagem foi poderosa na minha vida. Despertou-me para ter em conta certos princípios inegociáveis de obediência ao Senhor.

Agradeço a Deus por sua vida e pela amizade crescente que nos une.
NP
P.S. O sermão desta semana igualmente bom. ;)