quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008




É verdade, o Carnaval já lá vai e para o ano haverá mais. Por esta razão aqui fica aquilo que preguei no Domingo, dia 3 de Fevereiro do ano da graça de 2008.



Provavelmente já nos fizeram perguntas sobre o Carnaval:




  • Os cristãos podem envolver-se com o Carnaval?


  • Os cristãos podem juntar-se à multidão eufórica?


  • Os filhos dos crentes podem brincar ao Carnaval, como seja o mascararem-se?


  • Haverá algum mal?



Ora bem, para responder a estas questões tão pertinentes, nada melhor do que nos socorrermos da nossa única regra de fé e prática:




"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". (I Coríntios 10:23)




Agora pergunto eu e respondo eu:






  • Podemos nos envolver com o Carnaval? Podemos.


  • Podemos nos juntar à multidão eufórica? Podemos.


  • Os nossos filhos podem brincar ao Carnaval? Podem.



São coisas que nos convêm? NÃO!




São coisas que edificam? NÃO!




O Carnaval, como bem sabemos, é basicamente uma festa pagã. É um tempo onde as pessoas se entregam de um modo desenfreado. A carnalidade aflora a toda a força; toda a espécie de sentimentos e provocações sensuais são fortemente estimuladas.

Será então o Carnaval uma coisa boa para o cristão? Sairá o cristão mais edificado, santificado? Creio que não.

A primeira pergunta do Catecismo diz:

Qual é o fim principal do hoem? O fim principal do homem é glorificar a Deus e ter prazer n'Ele eternamente.

Glorificamos a Deus envolvendo-nos com coisas deste tipo? Paulo diz na carta aos Romanos cap. 12:2 para não nos conformarmos com este mundo, mas transformarmo-nos pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Na primeira carta que Paulo escreveu ao jovem pastor Timóteo, no cap. 6, o Apóstolo transmite para Timóteo uma série de príncipios de conduta que o cristão necessita adoptar. Ao fazer isso ele contrasta com coisas que o cristão não deve seguir ou ter na sua vida, como sejam: a soberba, inveja, discussões, blasfémias, suspeitas, contendas. São este tipo de coisas que o homem natural segue. Mas Paulo diz ao jovem: "Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas..." Mesmo que os outros estejam a seguir essas coisas, mesmo que os outros se estejam a divertir no Carnaval, foge dessas coisas. São efectivamente coisas que não glorificam a Deus.

Há coisas bem mais interessantes e salutares para seguir. Paulo fala aqui de algumas, estas sim agradam ao Senhor:

  • Justiça
  • Piedade
  • Caridade
  • Paciência
  • Mansidão

Milita, toma posse da vida eterna - aponta-nos para uma vida de compromisso e fidelidade ao Senhor. Seguindo estas coisas, coisas estas ligadas à fé, à vida eterna, podemos dizer que são os tais tesouros que devemos ajuntar no céu. (Mateus 6)

"Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão". Era dever de Timóteo guardar este mandamento; ser zeloso no cumprimento do mesmo.

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado..." - Este depósito é o depósito da verdade, aquilo que foi entregue a Timóteo e que ele devia transmitir aos outros (II Tim. 2:2)

Devemos também nós estar empenhados em seguir o que está ligado à fé, aquilo em que devemos ter grande gozo no Senhor e guardar a Verdade nos nossos corações.

SOLA SCRIPTURA!

Manuel Luzia

Sem comentários: