sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Escravos do Pecado


Evangelho segundo S. Mateus 6:19-24



O Sermão do Monte, como ficou conhecido, é sublime. O divino Mestre conhecia a realidade da vida, sabia dos desafios que os Seus discípulos iriam enfrentar, assim prepara-os para a realidade da vida cristã.
Olhando um pouco para o contexto, vemos que Senhor Jesus lembra os discípulos daquilo que são no mundo - "sal da terra e luz do mundo", apontando para a responsabilidade de serem cristãos de verdade, (não somente ouvintes da Palavra...). Depois aborda a questão do cumprimento da lei. De certa forma Ele surpreende os homens quando vai um pouco além para explicar o cumprimento da Lei. Não se tratava de cumprir determinados aspectos da lei e pronto, o assunto estava arrumado. Isto porque o pecar não é somente quando o homem pratica algo que transgride a Lei - Jesus mostrou que o homem também peca em pensamento (cap. 5:27-28)
Em Mateus 6:19-24 o Senhor Jesus fala dos bens e da candeia do corpo.

BENS

Aquilo que a pessoa possui, os tesouros terrenos, tendem a dominar e controlar a personalidade inteira. Muita gente vive em função dessas coisas.

Aquilo que o Senhor Jesus está a dizer, não é que seja pecado possuirmos coisas ou ajuntarmos, o que Ele condena é o homem confiar nessas coisas, nos tesouros terrenos. São bens temporais (v. 19). Nenhum desses tesouros perdura. Porém muitos vivem uma falsa esperança quando estão apegados aos "seus tesouros". E, estes tesouros podem ser muitas coisas.

  • Quantos estão a confiar na sua aparência pessoal? Há hoje uma grande indústria voltada para esta preocupação das pessoas. A todo o custo querem manter a aparência jovem, mesmo que já tenham passado a "casa" dos 70 anos. É mais do que certo que a aparência perecerá.
  • Bens materiais, dinheiro - não o podemos levar quando Deus no chamar. Quando o homem morre; deixa os seus familiares, a casa, o carro, a conta bancária, tudo.

Jesus aponta para valores mais elevados, valores eternos: "ajuntai tesouros no céu..." - A nossa esperança deve estar no céu; a nossa confiança deve estar no céu; a nossa alegria deve estar nas coisas eternas.

A vida é controlada, vivida, tendo consciência desta realidade? Não! Não porque o pecado cega a mente dos homens. O homem imerso no pecado, sendo servo ou escravo do pecado, não é capaz de perceber tal realidade.

A CANDEIA DO CORPO

Nos vers. 22 e 23 o Senhor fala aos Seus discípulos da candeia do corpo, apontando para os olhos. Eles podem ser bons ou maus.

Se os nossos olhos forem bons, poderemos dizer que são olhos que contemplam a beleza de Cristo; sentem a grandeza do amor de Deus manifestado na cruz do Calvário. São olhos voltados para o Senhor Jesus, Autor e consumador da fé (Heb. 12:1-2). São olhos que pela graça de Deus conseguem distinguir o bem e o mal; são olhos que lêem a Palavra de Deus. O oposto é bem diferente - olhos maus levam o homem a levantar-se para julgar/condenar; são olhos que cobiçam e conduzem o homem ao pecado. O Senhor diz então: "se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz, mas se forem maus será tenebroso." E na segunda parte do verso 3 diz: "Se, portanto, a luz que em ti há são trevas quão grandes serão tais trevas."

Graças a Deus que enviou o Seu Filho para nos tirar das trevas! Jesus é a luz do mundo, quem O segue não anda em trevas, mas tem a luz da vida. (João 8:12)

Paulo diz para andarmos como filhos da luz. (Efésios 5:8) - Creio que isto acontece quando pela graça de Deus deixamos de ser servos do pecado e passamos a pertencer ao Senhor.

Que a luz de Cristo ilumine os nossos corações.

ML

1 comentário:

Unknown disse...

Belo texto, que Deus nos ajude a entender as prisões que existem em simplesmente existirmos, escolher morrer para conhecer a Deus e assim iniciar uma "theologização-da-nova-vida", parabéns a todos pelo blog, a Equipe Teologia do Povo está de braços abertos para nos unir a vocês! Conheçam nosso trabalho:

http://teologiadopovo.blogspot.com/

Em Jesus o Cristo,