Crise! O mudo está em crise. É uma das palavras que hoje em dia mais se ouve: "CRISE". Todo o mundo a enfrenta e todos vivem com um certo receio dela.
Como sair da crise? Como enfrentar a crise? São questões sérias e preocupantes que movimentam os vários governos.
Embora os cristãos saibam que não pertencem a este mundo, o facto é que passamos pelas mesmas lutas e dificuldades, pelos efeitos da crise como os demais cidadãos.
Não querendo minimizar o problema da crise, há entretanto algo que como cristãos jamais podemos deixar de pensar e crer, independentemente das circunstâncias.
O socorro vem do SENHOR - Uma das doutrinas que nos são muito queridas e amadas (a nós Reformados) é a que nos fala da Soberania de Deus. Este atributo divino diz-nos que Deus é Senhor sobre todas as coisas. Mas também este Deus Soberano está no controle de tudo e tem conhecimento de tudo. A crise que o mundo atravessa e afecta a cada um, a tribulação que nos bate à porta, o sofrimento que passamos - nada é desconhecido para o nosso Deus. Um deus que não sabe tudo, não tem controle de nada, pode e é apanhado desprevenido com determinadas situações, não é o Deus da Bíblia, não é o Deus em que eu acredito. O Deus da Bíblia é verdadeiramente Soberano e sabe tudo, até os cabelos da nossa cabeça estão contados.
o que acontece ao homem incrédulo quando passa pelas dificuldades, pelas crises? A quem pede socorro? Infelizmente recorre às piores pseudo-soluções. Quando enfrenta a dor, seja ela física ou emocional, o que faz? Muitas vezes entra em desespero total. Não tem forças para enfrentar a realidade e desespera para encontrar alívio para a alma.
Ao lermos as palavras do Salmo 121, encontramos uma atitude de dependência e descanso em Deus, independentemenete das circunstâncias. Dá para entender que o salmista estava em dificuldade, algo de grave se passava na vida dele. Provavelmente ele estava ali a fazer uma análise ao seu problema, à crise do momento e talvez estivesse a pensar em algumas alternativas quando ele diz: "de onde me virá o socorro?" Quando tudo parecia não ter solução, quando a angústia parecia tomar conta do seu coração, ele diz confiada e convctamente: "O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra". A confiança do salmista estava em Deus! E não era um deus qualquer, não era um deus feito pelas mãos dos homens, mas era o Deus que tinha feito o céu e a terra. Era o Deus Criador!
Todo este Salmo 121 está repleto de certezas que nos dão segurança. Deus está connosco; é Ele que guarda a nossa entrada e a nossa saída. Deus cuida de nós de forma ininterrupta - "não tosquenejará... não dormirá o guarda de Israel"
Foi Deus que nos enviou o Seu Unigénito Filho para ser o nosso Salvador e Senhor. Tal como o salmista, também os salvos podem agora dizer: o meu socorro veio do Senhor.
Ainda que os problemas nos atinjam, ainda que tenhamos que enfrentar a dor, o sofrimento, os efeitos da crise mundial que possamos dizer como o salmista: "O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra".
"Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos corrais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação". Habacuque 3:17-17
Quando tudo parece falhar, saibamos que Deus é o nosso socorro.
Soli Deo Glória!!