sábado, 12 de janeiro de 2008

Obediência



O texto que amanhã, Domingo, dia do Senhor vou usar para o sermão é o seguinte: João 4:31-34.
Irei falar, permitindo Deus, de obediência.
Um certo pregador inglês ficou em casa de um amigo. Todas as noites ele ia para junto da escrivaninha e folheava a sua Bíblia, depois ia deitar-se. O amigo não contendo a curiosidade, pergunta-lhe o que ele procurava? A resposta foi simples e objectiva: "Procuro mandamentos para obedecer durante o dia".
Obediência pode ser uma daquelas lutas que temos de enfrentar, pois a natureza humana não é lá muito voltada para essas coisas.
Aqui temos os discípulos extremamente preocupados com as coisas terrenas: "Rabi, come..." Porém o Mestre tinha outra prioridade: "Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis". O propósito do Senhor Jesus era realizar a obra do Pai, ou seja, cumprir cabal e completamente a missão para a qual o Pai o enviou ao mundo. E a vontade do Pai o Senhor Jesus diz mais adiante no mesmo Evangelho de Jão 6:39-40. A obediência à vontade do Pai era o Seu alimento, a Sua prioridade.
Parece precisamente o oposto do que acontece connosco... estamos muito mais preocupados e interessados em fazer a nossa própria vontade do que obedecer ao Senhor; preocupamo-nos muito mais com as coisas terrenas do que obedecermos ao Senhor. Temos outras prioridades na vida.
Comecei a ler um livro que recomendo a todos "O Sorriso Escondido de Deus" de John Piper. Ele fala de três homens de Deus do passado, um deles é John Bunyan, autor de "O Peregrino". Ele esteve preso 12 anos simplesmente por ser pregador do Evangelho. A qualquer momento ele podia ser colocado em liberdade - a condição: Deixar de pregar o Evangelho.
John Bunyan preferiu continuar preso e obedecer ao Senhor que tinha dado a vida para o salvar.
Devemos imitar o nosso Senhor Jesus Cristo também na obediência. Ele foi obediente até à morte.
Que Deus nos ajude.
ML

2 comentários:

Nuno Pinheiro disse...

É verdade Pr. Luzia,
E obediência vale mais para Deus do que sacrificar. A verdade é que nós hoje não atentamos como deve ser para a fé daqueles que deixaram tesouros escritos tão importantes para nos guiar. Deixemos que a graça de Deus nos fortaleça para que tenhamos corações dispostos a obedecer.

Deus nos ajude a obedecer. Abraço amigo.
Nuno

Eliane Braga disse...

Domingo dia do Senhor?? Está bem claro na Bíblia toda que o sábado é o dia do Senhor, agora quanto ao domingo nunca foi mencionado como dia do Senhor!