segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Temor versus Reverência

Reverência parece palavra riscada do dicionário de muita gente. Reverência "cheira a tradicionalismo". Nada mais errado! Voltemo-nos para a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática, como muitos também afirmam, e vamos encontrar muitas referências a esta atitude diante de Deus.
Domingo passado usei o Salmo 111 e versículo 10, onde o salmista diz: "O temor é o princípio da sabedoria..." É evidente que este "temor" está relacionado com a reverência. Quando nos aproximamos do Senhor nosso Deus, deve ser numa atitude de humildade e não arrugância, de submissão e não de altivez .
Fiz referência à letra de um hino do nosso hinário que diz: " O Senhor está no seu santo templo, cale-se diante d'Ele toda a terra." Aponta-nos para a atitude de reverência que devemos ter diante do Senhor. O oposto do que acontece em muitos lugares, onde a gritaria, a desordem, as exigências feitas a Deus são uma constante.
Tenho consciência de ser "rotolado" de muito formal, é possível. Porém desde muito cedo aprendi a apreciar a ordem e reverência na Casa de Deus. Sinceramente não consigo ter uma atitude de temor e reverência num meio irreverente e barulhento. O nosso Deus é um Deus de ordem. Perdoem-me aqueles que não apreciam a reverência, mas não encontro outra atitude de me aproximar de Deus e prestar-lhe adoração a não ser com temor e tremor.
Lev. 19:30; 26:2; Salmo 89:7; Hebreus 12:28.

Que Deus nos abençoe.

Manuel Luzia

1 comentário:

Nuno Pinheiro disse...

Pastor Luzia,

Muitos parabéns por estar criando um blog tão útil nestes dias. É tão bom ler o que tem escrito.

Eu dou graças a Deus poder viver agora a minha fé com uma igreja que se firma em convicções em vez de emoções. E convicções enraizadas na Escritura e não em modismos que vão e vêm, levando alguns como que lançados pelo mar de um lado para o outro.

Eu também quero crescer conhecendo a Deus conforme Ele diz que é com temor e tremor, em vez de ir criando um deus conforme alguns o entendem.

Ainda que tenhamos chegado ao monte Sião, aonde há graça, não somos como alguns "que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo" (Jd 4) mas o temos como Senhor que tememos e reverenciamos.