segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Muito Fruto



...Que deis muito fruto.
Joã0 15:1-14
JESUS prepara os Seus discípulos para a Sua partida. Dá-lhes muitas e preciosas instruções para as suas vidas. Entre as muitas coisas que Jesus falou, disse-lhes que daria a verdadeira paz, aquela que o homem não pode dar.
Ao lermos o texto do Evangelho segundo João, vemos que o Senhor Jesus, duma forma muito clara, aborda a ligação íntima que tem de existir no relacionamento dos cristãos com Ele, o Senhor.
Como em muitas outras ocasiões, o Mestre divino recorre de figuras, situações familiares para ensinar os Seus discípulos. Aqui o Senhor usa a figura da videira e a necessidade das varas estarem ligadas à videira para darem fruto.
Se é este o propósito do Senhor para a vida de cada um daqueles que o Pai Lhe deu, e pelos quais Ele veio a este mundo para salvar - porque será que muitos estão a dar tão pouco fruto? Porque será que uma vida cristão superficial, satisfaz tanta gente?
Nada melhor do que voltarmos a nossa atenção para as Escrituras. Aqui podemos ver alguns motivos que levam à pouca produtividade na vida cristã.
  • Estar em Cristo - Uma das condições para darmos fruto na vida cristã é: Estarmos em Cristo (João 15:4, 5, 7). Isto nos mostra de forma inequívoca a tal intimidade que tem de existir entre nós e o Senhor Jesus. Estar em Cristo é, ao mesmo tempo - Cristo ser o centro das nossas atenções, Cristo ser tudo para nós, Cristo ser o Senhor da e na nossa vida, Cristo ser o alvo dda nossa adoração e louvor.

O problema prende-se muitas vezes com o facto de vivermos alheados d'Aquele que deu a Sua preciosa vida por nós. Vivemos como se Cristo não fizesse parte da nossa vida, e só recorremos à Sua Pessoa em tempos de crise/tempestade. Passando a crise/tempestade, o Senhor passa novamente para segundo plano.

Não querendo tirar as coisas do seu contexto, nem tão pouco forçar uma interpretação, penso que podemos, sem correr grande risco, olhar para a parábola do semeador e vermos outros motivos que levam à falata de fruto nas nossas vidas.

Na parábola do semeador encontramos vários tipos de terreno onde a semente caiu e o seu resultado.

  • Terreno raso - Superficialidade. Não há profundidade espiritual na vida. Satiszafemo-nos em viver uma vida cristã superficial, baseada à volta dos princípios rudimentares da fé.
  • Pouca raíz - A intimidade com Cristo precisa de raízes. Precisamos de firmeza da Palavra, verdadeira intimidade com Cristo que nos leva a entrar no nosso quarto, e fechar a porta e orar ao Senhor. É este tempo de intimidade que enraíza a nossa fé na Pessoa bendita de Jesus Cristo.
  • Terreno cheio de rochas - Alguns não crescem porque têm apenas aparência de boa terra. Aparentam ser bons cristãos - vão à Igreja, fazem as suas contribuições, etc. etc. mas depois falta a intimidade com o Senhor. O pecado nas variadas formas, toma conta das suas vidas e depois não há espaço para o crescimento.

Não dar fruto, de acordo com o texto, é: não estar em Cristo. Logo, sendo varas infrutíferas, elas serão cortadas e lançadas no fogo.

Ou, o homem está em Cristo, e se está em Cristo, dá fruto, glorifica a Deus, é discípulo de Cristo, é amigo de Cristo e assim está a viver a vida cristã como o Senhor quer - guarda os mandamentos, obedece ao Senhor, é achado fiel, está a amar os outros.

ou, não está em Cristo, logo separado da glória de Deus, condenado ao inferno, incapaz de se salvar por si mesmo e carecendo da graça salvadora que só o Senhor Jesus pode dar.

Estamos em Cristo? Então vamos dar fruto que honra e glorifica o nosso Pai que está nos céus.

Sem comentários: