segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Intrumentos nas mãos de Deus


Instrumentos nas mãos de Deus - é o que somos, ou pelo menos devíamos ser. Isto porque na prática, alguns agem como se Deus, o Soberano Deus seja o instrumento nas suas mãos.
Paulo escreve a Tito, seu filho espiritual. É uma carta pastoral onde logo no primeiro capítulo, o Apóstolo trata do bom exercício do ofício de pastor dentro da Igreja. Fala de uma forma muito expecífica acerca dos presbíteros e como Tito devia agir.

Entretanto gostava só de tecer algumas considerações, tomando como base os primeiros 4 versículos do capítulo 1 da carta de Paulo a Tito.
1. Paulo identifica-se: "... servo de Deus..." - literalmente "escravo". Em meu entender é uma posição pouco meritória, não transmite pretígio. Dum modo geral o homem procura prestígio, fama, posição - servo/escravo não parece a melhor forma de alcançar tais coisas. Paulo sabia o que era como cristão e ainda mais como Apóstolo. Na sua apresentação ele diz mais: "Apóstolo de Jesus Cristo" sabendo que a sua autoridade lhe foi dada pelo próprio Senhor. Ela devia ser reconhecida por Tito e por toda a Igreja do Senhor.Ele sabia que o seu ministério tinha de estar centralizado em Deus, voltado para o povo de Deus e ligado à fé. O versículo 1 numa outra tradução diz: "Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus." Esta declaração do Apóstolo é de grande profundidade. A fé, segundo este versículo, não deve ser algo que andemos por aí a "oferecer-se ou vender-se" ao desbarato, como se fosse uma coisa qualquer. A Palavra diz: que ela é dos eleitos de Deus, daqueles que soberanamente foram escolhodos pelo próprio Senhor antes da fundação do mundo. Esta verdade transcende-nos, mas é a Palavra que o diz. E mais, a fé é um dom de Deus, a fé foi dada aos santos, logo não é algo que possamos nós próprios dar ou criar em nós mesmos.
Uma outra grande responsabilidade de Paulo, era a de levar os eleitos de Deus ao pleno conhecimento da verdade. A fé cristã está relacionada com o conhecimento. E, este conhecimento não é meramente intelectual, vai para além do entender, é entregar-se à verdade de Deus. Conhecimento que leva o homem a uma comunhão cada vez mais íntima com o seu Senhor, que por sua vez o leva conhecer melhor a vontade de Deus para a sua vida. "segundo a piedade" fé e conhecimento da verdade devem estar acompanhadas de uma vida cristã. Não basta saber, conhecer, é preciso fazer. Fé sem uma conduta cristã coerente com a mesma fé, é falsa.

2. O vers. 2 fala-nos de "esperança da vida eterna". É uma característica da vida do verdadeiro crente. Acredito que gostemos de estar aqui neste mundo e viver a vioda que Deus permite que vivamos, mas a nossa esperança está nos céus. A fé e o conhecimento da verdade se baseia na esperança da vida eterna.

3. Vers. 3 - Deus manifestou a sua Palavra. Paulo diz-nos que a Palavra é manifestada mediante a pregação. Ele sabia que a sua pregação era o meio que Deus usava para manifestar a sua Palavra. Paulo era um instrumento nas mãos do Senhor. Pregação é a forma divina pela qual Deus chama os Seus escolhidos à salvação que há em Cristo. Não adianta procurarmos mudar, alterar a "formula". É pela loucura da pregação que Deus salva os seus escolhidos, (I Coríntios 1:21).

4. Vers. 4 - Notem como Paulo trata Tito - meu verdadeiro filho, segundo a fé comum. Paulo foi o instrumento de Deus para a conversão de Tito. Ele nutria um carinho muito grande por Tito.

Que aplicações bem práticas podemos tirar?

Somos servos de Deus. Devemos estar a ser instrumentos nas mãos de Deus para anunciar a Sua Palavra, manifestar a Sua Palavra. Palavra que nos trás uma mensagem de esperança e vida. Instrumentos para levar os perdidos aos pés do Senhor Jesus. Instrumentos para levantar bem alto o estandarte da nossa fé em Cristo. Instrumentos que são meros instrumentos, reduzem-se à sua insignificância, diminuem para que CRISTO cresça e seja exaltado.

Sejamos pois instrumentos nas mãos do Senhor.

A Deus toda a Glória!

ML

1 comentário:

Nuno Pinheiro disse...

Uma boa palavra. Acho que vou ler e reler para poder absorver cada conselho neste ensino tão importante da Sagrada Escritura.
Deus nos dê de facto essa convicção no nosso homem interior de que somos instrumentos nas mãos dele para chamar os que se hão-de salvar.
Um abraço querido Pastor Luzia!
Nuno